Entenda como as caspas se formam

Compartilhe esse conteúdo!

caspa escalpo frustracao shampoo

Excesso de oleosidade, fungos e condições de pele são as causas mais comuns

Você já se deparou com “casquinhas” brancas no pente após pentear o cabelo ou na superfície da roupa ao longo do dia? Elas podem ser caspa, problema capilar que afeta milhares de homens e mulheres em diferentes faixas etárias. Segundo o Hospital Albert Einstein, mais de 2 milhões de casos por ano são diagnosticados apenas no território nacional.

Para lidar com essa questão, algumas pessoas recorrem a cosméticos, como xampus, que podem ser encontrados facilmente em farmácias. Outros produtos dermocosméticos podem ser mais caros, fazendo com que as pessoas busquem por cupons na Droga Raia e descontos. Mas, afinal, como as caspas surgem?

O que é a caspa?

Quando a caspa surge, é comum focar na solução do problema para que as “casquinhas” sumam quanto antes. Mas você já parou para pensar o que é a caspa? Esse nada mais é do que o nome popular dado ao quadro de dermatite seborreica no couro cabeludo. 

Quem tem esse problema sofre com a descamação da pele, que forma as famosas casquinhas brancas. Além disso, a dermatite pode causar coceira, irritação e, em casos mais graves, feridas no couro cabeludo. As casquinhas também podem apresentar mudança de tom, ficando mais amareladas. 

Principais causas do problema

Não existe uma causa única para o surgimento da caspa. Muitas pessoas podem associar as casquinhas à falta de limpeza, mas essa não é, necessariamente, a raiz do problema. Existem indivíduos que são naturalmente mais propensos a desenvolver caspa. Além disso, é possível observar outras questões:

  Cabelos Livres de Caspa: 10 Dicas Surpreendentes

Oleosidade

A oleosidade é o fator mais comumente associado ao aparecimento da caspa. Alguns fios são naturalmente mais oleosos e precisam ser tratados com os produtos adequados para evitar o surgimento do problema. Xampus, condicionadores e cremes antioleosidade devem entrar na rotina. 

Crescimento excessivo de fungos

Os fungos surgem naturalmente no couro cabeludo, entretanto, quando em excesso, eles podem desencadear o quadro de caspa. Para evitar, é importante manter o couro cabeludo o mais seco possível no dia a dia e procurar a ajuda de um especialista.

Hábitos não saudáveis

Alguns hábitos do dia a dia também podem ocasionar o surgimento da caspa. São eles: lavar os fios com água muito quente, uso constante de bonés e chapéus, acúmulo de produto no couro cabeludo e até mesmo picos de estresse.

Tratando a caspa 

Existem diversas abordagens para tratar a caspa. A mais efetiva delas, no entanto, é lidar com a raiz do problema, identificando e combatendo as causas para que as “casquinhas” parem de surgir. 

Ter mais atenção na hora de lavar o couro cabeludo, evitar o uso de acessórios que abafem a região e adotar hábitos de vida mais saudáveis estão entre os cuidados. Além disso, é possível apostar em uma rotina com produtos de tratamento específicos. 

Xampus anticaspa e produtos indicados para reduzir a oleosidade dos fios são alguns dos exemplos. Em casos mais severos ou com repetição muito frequente, o indicado é buscar a ajuda de um profissional capaz de indicar o melhor tratamento. 

É possível prevenir o problema?

O melhor tratamento para a caspa sempre será a prevenção! Afinal, não é porque nunca teve um episódio de caspa ou está há muito tempo sem enfrentar o problema, que ele não possa ressurgir. Normalmente, são nesses períodos de maior “relaxamento” que as casquinhas reaparecem. 

  Xampus para Cabelos com Caspa: Como Tratar e Prevenir

Mantenha uma rotina profunda de higienização do cabelo, evitando o acúmulo de produtos e jatos de água muito quente. Deixe os bonés e chapéus para momentos específicos e tenha hábitos mais saudáveis, praticando exercícios, alimentando-se bem e cuidando da parte emocional. A junção desses fatores irá garantir a prevenção da caspa.

Camila

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima